Em 1984, Waldir Simões de Assis Filho fundou a Simões de Assis em Curitiba (Paraná, Brasil) com o profundo desejo de movimentar e descentralizar a produção e a circulação da arte.
Desde a sua abertura, a Simões de Assis dirige o seu olhar para a arte moderna e contemporânea, especialmente para a produção latino-americana. Ao longo de décadas de trabalho, a galeria se especializou na preservação e na difusão do espólio de importantes artistas como Carmelo Arden Quin, Cícero Dias, Emanoel Araujo, Ione Saldanha, Miguel Bakun e Niobe Xandó, contando com a parceria de famílias e fundações responsáveis.
A arte é também aquilo que se produz a partir dos tantos encontros. A partir do contato estreito com pesquisadores e curadores, a Simões de Assis conseguiu a articulação necessária para difundir e representar seus artistas no Brasil e no exterior.
Ao lado da Simões de Assis, em 2011, inaugura a SIM Galeria, dedicada à arte contemporânea, fundada pela segunda geração da família, Guilherme e Laura Simões de Assis. Com o intuito de criar um programa que contemplasse a produção atual, a SIM dedicou-se a expor artistas que iniciaram suas práticas a partir da década de 1980.
Em 2018, as galerias inauguraram um espaço em São Paulo com o objetivo de somar forças para afirmar o trabalho de produção artística e intelectual, estimulando trocas e debates, além do fomento de carreira de seus artistas.
Depois de quase 10 anos em profundo diálogo, a SIM e a Simões de Assis abrem uma conversa uníssona para ser ainda mais potente e, em 2020, uniram seus programas. Em 2022, a Simões de Assis inaugurou um terceiro espaço expositivo, desta vez em Balneário Camboriú, ampliando o alcance do mercado de arte no Brasil.
Entendendo que a arte é o contato entre aquilo que foi, é e será, sendo capaz de atravessar todos os tempos, a Simões de Assis, agora dirigida pelas duas gerações da família, propõe a revisão constante da produção artística do passado a partir de reflexões contemporâneas, promovendo a interação entre artistas de diferentes gerações.
A arte é um grande processo de reinvenção, acumulação e espelhamento, e a Simões de Assis de 1984, segue, hoje, afirmando o seu comprometimento de ajudar a preservar a memória e, assim, escrever novas possibilidades futuras.
+ São Paulo
Horários
sábado, 10h às 15h
Agenda
A galeria de São Paulo está aberta ao público com hora marcada.
Para agendar uma visita, clique aqui.
Localização
jardins
01424-006 são paulo sp
Contato
+ Curitiba
Horários
sábado, 10h às 15h
Agenda
A galeria de Curitiba está aberta ao público com hora marcada.
Para agendar uma visita, clique aqui.
Localização
batel
80730-200 curitiba pr
Contato
+ Balneário Camboriú
Horários
sábado, 10h às 15h
Localização
centro
88330-260 balneário camboriú sc