Carlos Cruz-Diez
(Caracas 1923 - Paris 2019)
Franco-venezuelano, figura chave em Arte Cinética e Op Art, Carlos Cruz-Diez morou e trabalhou em Paris desde 1960. Teórico da cor, sua pesquisa baseia-se em quatro condições cromáticas: subtrativa, aditiva, indutiva e refletiva. Suas obras trouxeram à luz uma nova compreensão dos fenômenos cromáticos em arte, contribuindo para significativa expansão de seu universo perceptivo.
Em seu trabalho, Cruz-Diez demonstra que ao interagir com o observador a cor se torna realidade autônoma e em evolução, não anedótica, que evolui em tempo e espaço reais sem a ajuda da forma e mesmo sem a necessidade de suporte.
Suas obras fazem parte de coleções permanentes renomadas em instituições como o Museu de Arte Moderna em Nova York, a Tate Modern em Londres, o Centro Georges Pompidou em Paris, o Museu de Artes em Houston, o Museu Wallraf-Richartz em Colônia, e o Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris, entre outras.
Trabalhava em seu Atelier Cruz-Diez em Paris, no estúdio Articruz no Panamá, e no estúdio Cruz-Diez em Caracas, os quais, juntamente com a Fundação de Arte Cruz-Diez são responsáveis pela preservação e divulgação do trabalho e do legado do mestre.
29/09/2020 até 07/11/2020