André Azevedo (Curitiba, 1977) estudou Desenho Industrial na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e também se graduou em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Desenvolve em um contínuo experimento, técnicas construtivas têxteis e linguísticas, manipulando a matéria ordinária do mundo e adicionando camadas simbólicas a estes elementos.  

Sua pesquisa com tecidos parte de sua experiência pessoal e familiar com essa materialidade. A partir dessa vivência, Azevedo passou a entender o têxtil ao mesmo tempo como linguagem, conceito e materialidade, o que lhe possibilita inúmeras formas de interação com o mundo. O ponto de partida para realização de suas obras vem da própria etimologia da palavra "texto" e de uma citação recorrente entre vários autores: “Texto quer dizer tecido e uma linha um fio de um tecido de linho”. 

Azevedo explora a estrutura da trama dentro do universo da contação de histórias, utilizando-se de noções de “fio da meada”, de "pano de fundo”, de “ponto sem nó”, entre outras figuras de linguagem. O tecido é um ensejo para ater-se à ideia de que as coisas se dão por entrelaçamento: que seguem fenômenos de repetição, transmitem processos e consequentemente reavivam imagens. Azevedo parte da afirmação de que o tecido é meio porque ele está no meio – entre o homem e o mundo, e entre o mundo e todas as coisas que ele também reveste – e, assim, lança mão de diferentes suportes maleáveis, como livros, telas, vídeo e instalações sonoras. 

O artista foi premiado em 3º lugar no Prêmio Internacional de Artista Emergente (2014) em Dubai. Realizou exposições individuais como "Text (T)" (2024), Fundación Pablo Atchugarry, Miami, EUA; “Anverso” (2022), Simões de Assis, Curitiba; “Antropologia do Entrelaçamento” (2020), Simões de Assis, São Paulo; "Poemas" (2020), Simões de Assis, Exposição Online; “André Azevedo & James English Leary” (2017), Simões de Assis, Curitiba; “Desmoldes” (2014), Ateliê Rua São Francisco, Curitiba e “Tropical Reminiscence”, Galeria Joyce, Pequim. Das exposições coletivas destacam-se: "Craft Front & Center: Conversation Pieces" (2024), Museum of Arts and Design, Nova York, EUA; “Tramas e Tecituras” (2023), Simões de Assis, São Paulo; “Brasilidade - Pós-modernismo” (2022), CCBB, São Paulo e Rio de Janeiro; “Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias” (2022), Paço das Artes, São Paulo; “Afinidades” (2021), Museu Oscar Niemeyer, Curitiba; “XXII Bienal Internacional de Curitiba, Luz versus Luz” (2015), Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Curitiba. Seus trabalhos figuram em importantes coleções, como MAD - Museum of Arts and Design, Nova York, EUA; MAR/RJ; MON, Curitiba; e MAC/PE, Olinda, Brasil. Em 2022, Azevedo realizou a residência artística Josef and Anni Albers Foundation, Bethany, Estados Unidos. 

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Enredos 9, 2022

trama feita com fitas de datilografia, coletadas de diferentes máquinas de escrever, esticadas sobre tela

120 x 80 cm

Série Punched card /3 , 2024

malha em tricô com fio acrílico esticada em chassi de madeira

120 x 120 cm

Datilográfica Caça Palavras, 2023

datilografia, marcações de papel carbono e costuras à máquina sobre algodão cru

80 x 85 x 4 cm

Datilográfica Password, 2023

datilografia, marcações de papel carbono e costuras à máquina sobre algodão cru

131cm x 98cm x 4cm

Datilográfica Download, 2023

datilografia e costura à máquina sobre algodão cru e papel carbono

62 x 51 cm

Datilográfica HTTP 2 ( díptico), 2023

datilografia e marcações de papel carbono sobre algodão cru | datilografia sobre papel carbono

57,6 x 41cm x 4cm | 57cm x 40,5cm (carbono)

Datilográficas, 2022

datilografia em algodão cru, costura e botões

80 x 48 cm

typering on raw cotton, stitching and buttons

OFFLINE | Série Enredos, 2022

Trama feita com fitas de datilografia, coletadas de diferentes máquinas de escrever, esticadas sobre tela.

100 x 80 cm

Macrocélula, 2020

recorte e costura sobre tela e lona

165 x 186 x 20 cm (dimensões variáveis)

Macrocélula, 2020

recorte e costura sobre tela e lona

188 x 202 cm (dimensões variáveis)

Rimar

datilografias à máquina sobre algodão cru

49,5 x 39,5 cm

Malhas (políptico), 2020

tricô à máquina com linhas de algodão e lã acrílica

163 x 186,5 cm

Fio Reto (tecido + carbono), 2020

datilografias à máquina sobre algodão cru e papel carbono

56,5 x 43 (tecido) / 59,5 x 45,5 cm (carbono)

Albers (tecido + carbono)

datilografias à máquina sobre algodão cru

59,5 x 47,5 cm (tecido) / 60,5 x 49,5 cm (carbono)

Biografia

 
1977
Nasceu em Curitiba, Paraná, Brasil, vive e trabalha em São Paulo
 
Exposições Individuais
2024
Text (T), curadoria de Jennifer Inácio, Fundación Pablo Atchugarry, Miami, EUA
2022
Anverso, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
Chassis, dotART Galeria, Belo Horizonte, Brasil
2020
Antropologia do Entrelaçamento, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
Poemas, Simões de Assis, Exposição Online, Artsy
2017
André Azevedo & James English Leary, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
2014
Desmoldes, Ateliê Rua São Francisco, Curitiba, Brasil
Tropical Reminiscence, Galeria Joyce, Pequim, China
 
Exposições Coletivas
2024
Craft Front & Center: Conversation Pieces, Museum of Arts and Design, Nova York, EUA
2023
Tramas e Tecituras, curadoria de Julia Lima, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
2022
A Abstração é uma Invenção, Simões de Assis, Balneário Camboriú, Brasil
Ainda a abstração, Simões de Assis, São Paulo, Brasil.
Terzo Paradiso, curadoria de Marc Pottier, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil
Máscaras: Fetiches e Fantasmagorias, curadoria de Mirtes Marins, Paço das Artes, Brasil
Brasilidade - Pós-modernismo, CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, São Paulo, Brasil
2021
Afinidades, curadoria de Marc Pottier e Juliana Vosnika, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil
Brasilidade - Pós-modernismo, CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil
2020
Matéria em Desvio, Simões de Assis, curadoria de Maria Beatrice Trujillo, São Paulo, Brasil
2019
Nosso Olhar é o Caminho, Mostra de Conclusão do Bacharelado em Artes Visuais Belas Artes SP, MUBA (Museu de Belas Artes), São Paulo, Brasil
2018
Avesso Viés, Simões de Assis, curadoria de Paulo Miyada, São Paulo, Brazil
2016
Marina Monumental, Arte na Marina da Glória, curadoria de Marc Pottier, Rio de Janeiro, Brasil
2015
XXII Bienal Internacional de Curitiba, Luz versus Luz, curadoria geral de Teixeira Coelho e co-curadoria de Adriana Almada, MAC PR (Museu de Arte Contemporânea do Paraná), Curitiba, Brasil
LIMIAR, Simões de Assis, curadoria de Tony Camargo e Arthur do Carmo, Curitiba, Brasil
TRAMAS, Boiler Galeria, Curitiba, Brasil
2014
Prêmio Internacional de Artista Emergente, Dubai, Emirados Árabes
Ora Bolas, MAC Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Recife, Brasil
2012
Um Certo Nós, Garagem 42, São Paulo, Brasil
2011
Recorte e Cole, Cartel 011, São Paulo, Brasil
2010
Héritage, curadoria de Sarah Larffek e Daniel Ueda, MuBE, São Paulo; MON, Curitiba; MAP, Belo Horizonte, Brasil
III Bienal Brasileira de Design, SESC Paço da Liberdade, Curitiba, Brasil
 
Premiações
2014
3o lugar, Prêmio Internacional de Artista Emergente, Dubai, Emirados Árabes
 
Coleções
2022
The Josef and Anni Albers Foundation, Bethany, Estados Unidos
MAD - Museum of Arts and Design, Nova York, EUA
MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro, Brasil
MON - Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil
MAC PE - Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Brasil
 
Publicações
Needle Work – Monsa Ediciones
llustration now vol 4 – Editora Taschen
The Big Book of Fashion Illustration – Editora Anova Books
Evolução Francesa – Publicação Lacoste
 
Residências Artísticas
2024
The55Project Art Foundation, Miami, Estados Unidos
2022
The Josef and Anni Albers Foundation, Bethany, Estados Unidos

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