Frank Ammerlaan
O artista holandês Frank Ammerlaan (Sassenheim, Holanda, 1979) tem interesse especial em questões como o potencial de seus materiais, o efeito da cor, a sugestão de tempo e espaço e, acima de tudo, a tensão entre a presença de matéria física e a sugestão da experiência efêmera. Ammerlaan explora como seu próprio lançamento à novas experiências. Nesse sentido, o artista é um modernista clássico, mas que se interessa pelo efeito de suas possibilidades de vivência, pelo indefinido, o acaso, e até pela religião.
A abordagem de Ammerlaan à pintura pode resultar em parte de seu treinamento, antes de estudar na Rietveld Academie de Amsterdã, como fabricante de móveis. Lá, ele aprendeu não apenas a se interessar pela técnica, mas também a visualizar móveis antes de fazê-lo. Uma ilusão, em outras palavras - mas apontou o caminho para um objeto muito real e uma experiência muito real. Esse modo de raciocínio ainda é visível na arte de Ammerlaan.
O confronto entre as fascinações práticas, técnicas e científicas de Ammerlaan e a incerteza romântica que ele extrai delas é um elemento recorrente de quase todas as suas obras. A esse respeito, o trabalho de Ammerlaan se encaixa muito mais diretamente em uma tradição muito diferente do modernismo: a da alquimia como um ato de criação. Ammerlaan combina deliberadamente elementos modernos com a atração do expressionismo abstrato com transcendência lírica, por exemplo, junto ao interesse em novas técnicas e materiais não testados. Criação, é o que importa para Ammerlaan: a busca de novos materiais e novas formas, a fim de criar experiências sem precedentes para o espectador.
ler mais >
Sem título, 2019
partículas de meteorito, liga metálica, ferro, óxido de ferro, partículas metálicas e pós
145 x 300 cm
Site-specific matter, 2017
poeira, sujeira, poeira do Museu Oscar Niemeyer sobre linho e tela,
140 x 120 cm