Cícero Dias, um ícone da arte moderna brasileira, nasceu em Pernambuco em 1907 e viveu o século XX em sua plenitude. Falecido em 2003, seu corpo mortal repousa em Paris, no lendário cemitério de Montparnasse, junto às glórias da França, mas, sua obra imortal paira, eternizada, além do oceano, sobre a grandeza do Brasil. 

Revelado em 1928, na sua primeira exposição no Rio de Janeiro, destacou-se ao lado de Tarsila do Amaral, Ismael Nery e Di Cavalcanti, integrantes da Semana de Arte Moderna de 22.  

Em 1937, mudou-se para Paris e aproximou-se da vanguarda européia, entre eles Picasso, Léger e o poeta Paul Éluard, que sobre ele escreveu: Eu encontrei Cícero Dias, o brasileiro, na casa de Pablo Picasso, o espanhol. É Paris que lhes conserva suas luzes, sua razão de ser: a luz do Brasil, a luz da Espanha, a exuberância o rigor. 

Com a guerra, instala-se em Lisboa em 1942 e sua obra passa por uma mudança radical. Simplifica o desenho, usa pinceladas fortes, tonalidades e cores intensas que o leva a despedir-se da figuração, a caminho da abstração. Seu abstracionismo, é vibrante, quente e luminoso, próximo à Kandinsky. 

Em 1945, retorna à Paris e integra-se à Escola de Paris, ao Groupe Espace e à Galerie Denise René.  

“No Brasil, o movimento construtivista só começou ao final da década de 1940. Seu verdadeiro e primeiro pioneiro foi Cícero Dias que em 1946, na capital francesa, começou pintar telas rigorosamente geométricas”. Afirma o crítico Antonio Bento. 

É autor dos primeiros murais de arte abstrata da América Latina. Em 1949, participou da inauguração do Museu de Arte Moderna de São Paulo.  

A partir da década de 1950 teve intensa participação em exposições em museus e bienais internacionais, entre elas: Bienal de Veneza; Bienal de São Paulo; Museu de Arte Moderna de Paris; sala especial no Pavilhão do Brasil na Exposição Universal de Bruxelas – 1958.  

Na década de 1950 teve intensa participação em mostras internacionais, entre elas: XXV e XXVI Bienal Internacional de Veneza; 1ª Bienal Internacional de São Paulo; Salão de Maio no Musée d´Art Moderne de Paris; exposição do Groupe Espace no Musée de Biot, na França e Escola de Paris, no Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museo de Arte Moderno de Buenos Aires. Sala Especial no Pavilhão do Brasil na Exposição Universal de Bruxelas, em 1958. Em 1960 participa da mostra Artistas Brasileiros no Musée d´Art Moderne de la Ville de Paris. 

A obra de Cícero Dias, uma das mais intrigantes e inexplicáveis da arte brasileira, tem sido cada vez mais objeto de estudos em simpósios e teses em universidades brasileiras e do exterior. Tanto o período de sua fase modernista quanto o período abstrato da época de sua participação na École de Paris já foram objetos de amplos estudos acadêmicos e teóricos, que lhes rendeu incontestável reconhecimento no âmbito nacional e internacional. 

Possui trabalhos em importantes coleções como Centre Georges Pompidou, Paris; Museum of Fine Arts, Houston; Musée André Malraux, Le Havre; Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri; Fundação Cisneros, Caracas; Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires; Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; entre outras.

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Sem título, 1928

aquarela e nanquim sobre papel

35 x 55 cm

Escola, déc. 1930

óleo sobre tela

65 x 54 cm

Canavial, 1927

óleo sobre tela

65 x 54 cm

Vilarejo, década de 1930

óleo sobre tela

60,5 x 51,5 cm

Sem título, década de 1930

óleo sobre tela

55,3 x 46,4 cm | 81 x 72 cm (com moldura)

Encontro no Canavial, 1935

óleo sobre tela

45,5 x 54,5 cm

Praia da Piedade, década de 1930/40

óleo sobre tela

60,5 x 100 cm

Composição, 1940

óleo sobre tela

60 x 72 cm

Moça ou Castanha de Caju, déc. 1940

óleo sobre tela

100 x 81 cm

Galo ou Abacaxi, déc. 1940

óleo sobre tela

100 x 80 cm

Seresta, déc. 1950

óleo sobre tela

96 x 154 cm

Maternidade, década de 1950

óleo sobre tela

92 x 73 cm

Figuras, déc. 1960

óleo sobre tela

46 x 55 cm

Immobile, 1958

óleo sobre tela

92 x 73 cm

Sem Título, 1960

óleo sobre tela

92 x 73 cm

Étendue, década de 1960

óleo sobre tela

100 x 81 cm

Constant, 1962

óleo sobre tela

92 x 73 cm

Figura e Pomba, déc. 1970

óleo sobre tela

65 x 54 cm

Lirismo, 1983

litogravura

63 x 95 cm

Parque, 1983

litogravura

63 x 95 cm

Biografia

 
1907
Nasce em Escada, Pernambuco, Brasil
2003
Morre em Paris, França
 
Exposições Individuais
2018
Cícero Dias, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
Cícero Dias, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
2017
Cícero Dias – Um Percurso Poético, curadoria de Denise Mattar, Centro Cultural Banco do Brasil, Brasilia, São Paulo e Rio de Janeiro, Brasil
2016
Toda Janela é um Projetil, é um Projeto é uma Paisagem, curadoria de Paulo Miyada, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
2006
Cícero Dias - Oito Décadas de Pintura, mostra retrospectiva enfocando a produção do artista no período compreendido pelas décadas de 1920 a 1990, reunindo 200 obras das mais significativas de sua produção, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil
2005
Cícero Dias - Les Anées 20, Les Anées Bresiliennes, Maison de l’ Amerique Latine, Paris, França
Territoires Transitoires, um percurso da arte brasileira. Cícero Dias é homenageado com Sala Especial, Palais de la Porte Dorée, Paris, França
2004
Cícero Dias, Décadas de 1920 e 1930, Museu de Arte Brasileira, Fundação Armando Álvares Penteado, São Paulo, Brasil
2003
Homenagem a Cícero Dias, Obras das décadas de 1920 a 1980, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
2001
Arts en Cambresis, homenagem a Cícero Dias, Cambresis, França
1998
L’Ecole de Paris 1945-1964, Musée National d’Histoire et d’Art de Luxembourg
1997
Mostra retrospectiva na Casa França-Brasil, com lançamento do livro Cícero Dias, edição Banco Icatu, Rio de Janeiro
1996
Exposição do painel, Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife, inaugurada pelo Presidente da República do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, com lançamento do livro Cícero Dias, edição Banco Icatu, na sede da UNESCO em Paris
1995
Cícero Dias, Pinturas e Desenhos, Galeria Multiarte, Fortalez
1993
Cícero Dias: os anos 20, com lançamento do livro Cícero Dias anos 20 pela editora Index, Salão Nobre do Copacabana Palace Hotel, Rio de Janeiro
1992
Natureza: Quatro Séculos de Arte no Brasil, com texto de Wilson Coutinho e coordenação de Jean Boghici, Centro Cultural do Banco do Brasil, Rio de Janeiro
1991
Inaugura um mural de 3 x 20 m, na Estação Brigadeiro do Metrô de São Paulo, na Avenida Paulista
Exposição Individual na Simões de Assis, Curitiba
Exposição do painel “Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife”, Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro
1990
Redfern Gallery, Londres, Reino Unido
1988
Cícero Dias, síntese de sua obra, mostra comemorativa aos oitenta anos do artista, Rio Design Center, Rio de Janeiro
1983
Instalação dos painéis relatando a vida de Frei Caneca na Casa da Cultura, antiga Casa de Detenção, Recife
Edição da Suite Pernambucana, série composta de 25 litografias a partir das aquarelas da década de 1920, impressas no Atelier Pierre Badey, projeto da Galerie Bellechasse, Paris, França
1982
Galerie Bellechasse, Paris, França
1978
Cícero Dias, prefácio de Pierre Restany, Musée André Malraux, Le Havre, França
Galeria Ranulpho, São Paulo e Recife
1976
Galeria Ranulpho, Recife
1975
Galeria Renot, Salvador
1974
Galeria Portal, São Paulo
1973
Galeria San Mamede, com prefácio de Adriano de Gusmão, Lisboa, Portugal
1970
Galeria Portal, São Paulo
Galeria Renot, Salvador
Galeria Ranulpho, Recife
1967
Exposição retrospectiva das obras de Cícero Dias, com prefácio de Gilberto Freyre, Recife
São Paulo Club, São Paulo
Cícero Dias, Museu Manchete, Rio de Janeiro
1966
Cícero Dias, prefácio de Charles Estienne, Museé d’Ixelles, França
1964
Salão Nobre do Hotel Copacabana Palace, Rio de Janeiro
Mythologies quotidiennes, organizada por Gérard Gassio-Talabot, Musée d’ Art Moderne de la Ville de Paris, França
1959
Exposição retrospectiva das obras de Cícero Dias, de 1926 a 1959, prefácio de Odorico Tavares, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador
Salon de Mai, Musée d´Art Moderne de la Ville de Paris, França
1952
Museu de Arte Moderna de São Paulo, prefácio de Sérgio Milliet, São Paulo
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, prefácio de José Lins do Rego, Rio de Janeiro
Galerie La Hune, Paris, pinturas e esculturas dos artistas referendados na publicação, entre eles, Arp, Bloc, Calder, Cícero Dias, Degand, Delaunay, Dewasne, Hartung, Magnelli, Mortensen, Pevsner, Poliakoff e Vasarely
Galerie R. Godfried, com prefácio de Pierre Descargues, Paris, França
1951
Cahiers d´Art, Paris, França
1948
Exposição organizada pelos estudantes da Faculdade de Direito, prefácio do catálogo é de Paul Éluard, Recife
Exposição na Escola de Belas Artes, Rio de Janeiro, Cícero Dias tem a riqueza e o senso de uma grande experiência plástica, A universalização da pintura brasileira será possível, Eis-nos diante de uma das respostas, Mário Barata
1938
Primeira Exposição de Cícero Dias em Paris, Galerie Jeanne Castel, Paris, França
Galerie Billiet, Paris, França
1928
Primeira exposição de Cícero Dias no Rio de Janeiro, na sede da Policlínica. Nas paredes ao lado de suas obras, seu retrato feito por Ismael Nery e um poema de Murilo Mendes. A mostra foi prestigiada por uma legião de amigos, pintores e intelectuais
Primeira exposição na cidade de Escada, Pernambuco, com prefácio de Gilberto Freyre
Segunda exposição de Cícero Dias na cidade de Escada, Pernambuco. Conferência de Mário de Andrade
 
Exposições Coletivas
2024
60ª Bienal de Veneza, curadoria de Adriano Pedrosa, Veneza, Itália
2023
ABERTO/02, Casa de Vilanova Artigas, São Paulo, Brasil
2022
Era Uma Vez o Moderno, 1910 - 1944, curadoria por Luiz Armando Bagolin, e, Fabrício Reiner, Fiesp, São Paulo, Brasil
Utopias e Distopias, MAM-Bahia, Salvador, Brasil
A Afirmação Modernista, Palácio das Artes (Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, Galeria Genesco Murta e Galeria Arlinda Corrêa Lima), Belo Horizonte, Brasil
Nakoada, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil
2021
Não um Sonho, curadoria de Mirtes Marins, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
A Memória é uma invenção, curadoria por Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente, MAM, Rio de Janeiro, Brasil
2020
Leonardo Finotti: Arquitetura da Forma, Simões de Assis, São Paulo, Brasil
2018
Alucinações Parciais – Obras Modernas do Brasil e do Centre Pompidou, curadoria de Frédéric Paul e Paulo Miyada, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
2016
Pernambuco: o primeiro retrato do Brasil, Centro Cultural Correios, Rio de Janeiro, Brasil
2014
Narrativas Poéticas, Coleção Santander Brasil, Museu do Estado de Pernambuco, Brasil
Pernambuco Experimental, Museu de Arte do Rio - MAR, Rio de Janeiro, Brasil
2013
Geometria da Transformação: Arte Construtiva Brasileira na Coleção Fadel, Brasília, Brasil
Trajetórias - Arte Brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz, Espaço Cultural Unifor, Fortaleza, Brasil
2012
Cor e Forma III, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
2011
Europalia, International Arts Festival, Arte no Brasil; exposição do painel Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife, Palais des Beaux Arts, Bruxelas, Bélgica
Tarsila e o Brasil dos Modernistas, Casa Fiat de Cultura, Nova Lima, Brasil
2010
Cor e Forma II, mostra coletiva de artistas brasileiros, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
2009
Olhar da Crítica: Arte Premiada da ABCA e o Acervo Artístico dos Palácios, Palácio dos Bandeirantes, São Paulo, Brasil
Olhar da Crítica: Arte Premiada da ABCA e o Acervo Artístico dos Palácios, Palácio dos Bandeirantes, São Paulo, Brasil
2008
Novas Aquisições, exposição de obras recém adquiridas para seu acervo, Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil
Coleção Itaú Moderno, Arte no Brasil 1911-1980, Museu de Arte de São Paulo, Brasil
Cor e Forma, mostra coletiva de artistas brasileiros, Simões de Assis, Curitiba, Brasil
Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade - Coleção Itaú Moderno, Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, Brasil
2007
Um Século de Arte Brasileira - Coleção Gilberto Chateaubriand, Pinacoteca do Estado de São Paulo e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
Um Século de Arte Brasileira - Coleção Gilberto Chateaubriand, Salvador, Brasil
Dimensions of Constructive Art in Brazil: The Adolpho Leirner Collection, Museum of Fine Arts, Houston, EUA
2006
Pernambuco Moderno, Instituto Cultural Bandepe, Recife, Brasil
Galerie Marwan Hoos, exposição e desenhos e aquarelas das décadas de 1920 a 1940, FIAC 2006, Grand Palais, Paris, França
Pincelada, Pintura e Método: Projeções da Década de 50, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil
Arte Moderna em Contexto: Coleção ABN AMRO Real, Espaço Cultural Banco Santander - São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Instituto Cultural Banco Real, Recife, Brasil
Territoires Transitoires, Musée de la Porte Dorée, Paris, França
2004
Modernismo Brasileiro, Coleção de Arte Brasileira, FAAP, Embaixada do Brasil na Alemanha, Berlim, Alemanha
Mestres do Modernismo, Pinacoteca do Estado, São Paulo, Brasil
2002
Brasil 1920–1950, Da Antropofagia a Brasília, Museu de Arte Brasileira, FAAP, São Paulo, Brasil
Arte Brasileira na Coleção Fadel, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil
Coleção Nemirovsky, “Arte Moderna Brasileira”, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
Arte Moderna Brasileira no acervo da Fundação Cisneros de Caracas, Venezuela, Museu de Arte Moderna, São Paulo, Brasil
2001
Formas e Movimentos da Arte no século XX, apresentando obras de Calder, Cícero Dias, Joseph Albers, Kandinsky, Max Bill e Mondrian, entre outros. Mostra itinerante por museus do Japão
Arte Abstracto y la Galerie Denise René, Centro Atlântico de Arte Moderna, Las Palmas de Gran Canária, Espanha
30 Mestres da Pintura no Brasil, Museu de Arte de São Paulo e Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro
Mostra Surrealismo, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
Galerie 1900-2000 Paris expõe obras de Andy Warhol, Cícero Dias, Dalí, Man Ray. Art Basel, Miami, EUA
Século XX - Arte do Brasil, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal
2000
Brasil 1920-1950, De la Antropofagia a Brasília, Instituto Valencia de Arte Moderna, Espanha
Mostra do Redescobrimento: Brasil 500 Anos, Parque Ibirapuera, São Paulo
1999
Mestres da Pintura Latino-Americana, com Cícero Dias, Torres-García, Antonio Seguí. Galerie Marwan Hoss, Paris
Destaques da Pintura Brasileira, com obras de Cícero Dias das décadas de 1950 a 1980, Simões de Assis, Curitiba
1994
Images au Centre du Songe, aquarelas e desenhos dos anos 20, com prefácio de Philippe Dagen, Galerie Marwan Hoss, Paris
Sala especial na Bienal Brasil Século XX, apresentando o painel Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife, os murais abstratos da sala de jantar do artista em Paris, cujo espaço foi reconstituído na exposição, e os painéis sobre a vida de Frei Caneca vi
Pinturas das décadas de 1950 a 1980, Simões de Assis, Curitiba
1993
Arte da América Latina 1911-1968, Kunsthalle, Colônia, e Museum of Modern Art, Nova York
Première Triennale des Amériques, Maubeuge, França
1992
Brasilien, Entdeckung und Selbstentdeckung - Brasil, Descobrimento e Auto-Descobrimento, Kunsthaus, Zurich
Simões de Assis expõe Cícero Dias na Art Miami 92, “International Art Exposition”, Miami, EUA
Arte da América Latina 1911-1968, Estación Plaza de Armas, Sevilla, Espanha, e Museé National d´Art Moderne Centre Georges Pompidou, Paris
1990
Abstraction Géometrique, Centre Culturel de Compiègne, França
Petits Formats, Galerie Denise René, Paris
1989
Denise René Présente, Galeria Del Naviglio, Milão, Itália
1988
Destaques da Pintura Brasileira, Simões de Assis, Curitiba
1987
Pinturas 1950-1965, prefácio de Pierre Descargues, Galerie Denise René, Paris
Modernidade, arte brasileira do século XX, Musée d´Art Moderne de la Ville, Paris, França
1986
Los Americanos, Artcurial, Paris, França
1985
Un Art Autre, un Autre Art, Les anée 50, idealizada por Michel Tapié, Artcurial, Paris, França
1984
Electra, a Eletricidade e a Eletrônica na Arte no Século XX, Musée d’ Art Moderne de la Ville, Paris, França
Tradição e Ruptura: Síntese de Arte e Cultura Brasileiras, Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo
1982
III Congresso Afro-Brasileiro, Recife
Paul Éluard e ses amis peintres, juntamente com Miró, Picasso, Léger e outros. Centre Georges Pompidou/Musée National d’Art Moderne, Paris, França
1981
Trinta Obras de uma Coleção, Salle du Forum, Roubaix, França
Escola de Altamira, Fundación Santillana, Espanha
Un Homme, une Passion, Musée d”Art Moderne de Strasbourg, França
1978
As Bienais e a Abstração, Museu Lasar Segall, São Paulo
Quatro Décadas da Pintura Brasileira, Jóquei Clube do Rio de Janeiro
1976
Os Salões, Museu Lasar Segall, São Paulo
Brésil, Artistes du XXeme Siècle, Galerie Artcurial, Paris, França
1975
O Modernismo, Museu Lasar Segall, São Paulo
1974
Tempo dos Modernistas, dedicada a Tarsila do Amaral, Museu de Arte Moderna de São Paulo
1967
Artistas Brasileiros em Paris, Galerie Debret, Paris, França
1965
Sala especial na Bienal Internacional de São Paulo homenageando Cícero Dias, apresentando grande retrospectiva de sua obra, prefácio de Geraldo Ferraz
Opinião 65, exposição reunindo obras de artistas brasileiros e estrangeiros da Nova Figuração, organizada por Céres Franco e Jean Boghici, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
1962
Arte Latino-Americana, com prefácio de Jean-Clarence Lambert, Musée d´Art Moderne de la Ville de Paris, França
1960
Latin Americana Art Today: Brazil Exhibition, Washington, EUA
Artistas Brasileiros, apresentação de Carlos Flexa Ribeiro, Musée d´Art Moderne de la Ville de Paris, França
Primeira exposição do grupo Nouveaux Réalistes, organizada por Pierre Restany, Paris, França
1959
Brasilianischer Kunstler, prefácio de Carlos Flexa Ribeiro, Haus der Kunst, Munique, Alemanha
1958
Sala especial das obras de Cícero Dias no Pavilhão do Brasil na Exposição Internacional de Bruxelas, Bélgica
1957
Arte Moderna no Brasil, prefácio de Carlos Flexa Ribeiro, Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina
Arquitetura Contemporânea Integração das Artes, prefácio de André Bloc, Musée des Beaux-Arts, Rouen, França
1ère Biennale de la Jeune Peinture et Sculpture, Musée des Arts Décoratifs, Paris, França
1955
1955 International Contemporary Painting Exhibition, com exposição de obras dos artistas Corneille, Birolli, Cícero Dias, Ekind, John Hulberg, Kenzo Okada, Manessier, Marjorie, Matta, Tamayo, Toti Scialoja, Roger Dudant e Zao Wou-Ki. Modern Art Mus
Maquete para um Museu Moderno Ideal, projetado por Cícero Dias, com planejamento do arquiteto Claude Parent. Em exposição, miniaturas originais dos artistas Arp, Bloc, Bozzolini, Calder, Cícero Dias, Deyrolle, Léger, Magnelli, Mortensen, Pill
1954
L’Ecole de Paris, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, Argentina
1953
Arte Abstrata Italiana e Francesa, na 82ª Mostra dell Art Club, com prefácio de Léon DegandGalleria Nazionale d’Arte Moderna, Roma, Itália
II Bienal Internacional de São Paulo, São Paulo
1952
Klar Form, Galerie Denise René, Paris, França. “Klar Form”, exposição apresentada nos países nórdicos no ano anterior
Pintores na Nova Escola de Paris, Galerie Babylone, prefácio de Charles Estienne
XXVI Bienal de Veneza, Veneza, Itália
1951
O Prato Pintado, cem pratos decorados por pintores, poetas e músicos, organizada pela Maison Christofle de Paris, com apresentação do catálogo de Francis Ponge, Entre os participantes, Arp, Braque, Cícero Dias, Cocteau, Dupon
I Bienal de São Paulo inauguração, São Paulo
Salon de Mai, Musée d´Art Moderne de la Ville de Paris, França
Vehémences confrontées, artistas americanos e franceses, Galerie Nina Dausset, Paris., França
Os Jovens Pintores Abstratos da Escola de Paris, no IV Festival Belga de Verão, em Knokke-le-Zoute, Bélgica
1950
XXV Bienal de Veneza, Veneza, Itália
1949
Les Grands Courants de la Peinture Contemporaine, no Museu de Lyon, França, com obras de Arp, Bonnard, Braque, Brauner, Chagall, Cícero Dias, Hartung, Hélion, Klee, Léger, Manet, Masson, Matisse, Matta, Miró, Mondrian, Picabia, Picasso,
Da Arte Figurativa à Arte Abstrata, Instituto de Arte Moderna, Buenos Aires, Argentina
Do Figurativismo ao Abstracionismo apresentando uma obra abstrata , exposição organizada por Léon Degand, inaugurando o Museu de Arte Moderna de São Paulo
Os Pintores da Escola de Paris, Prefácio de Léon Degand,Museu de Arte Moderna, Buenos Aires, Argentina
1948
L’Art Mural, Palácio dos Papas, em Avignon, França
Sculptures et Peintures Contemporaines, Galerie Denise René, Paris, França
Tendances de l’Art Abstrait, texto de Charles Estienne, Galerie Denise René, Paris, França
Pintura e Escultura, organizada pela Sul América, Rio de Janeiro
IV Salão de Arte Moderna, Recife
1947
Galerie René Drouin, Paris, França
Musée National d‘Art Moderne de Paris, França
Peintures Abstraites, com obras de Magnelli, Dewasne, Deyrolle, Cícero Dias, Duthoo, Hartung, Piaubert, Poliakoff e Vasarely, Galerie Denise René, Paris, França
Exposition Internationale du Surréalisme, Galerie Maeght, Paris, França
1946
Galerie Denise René, Paris, França
Exposition Internationale d’Art Moderne, UNESCO, Paris, França
1945
X Exposição de Arte Moderna, Lisboa, Portugal
1944
Modern Brazilian Painting, Royal Academy of Arts, Londres, Reino Unido. Apresentação de Ruben Navarra e Sacheverell Sitwell, em benefício da Royal Air Force
VIII Exposição de Arte Moderna, Lisboa, Portugal
1939
Salão de Arte na Feira Nacional da Indústria, Rio de Janeiro
Latin American Exhibition, Riverside Museum of New York, EUA
Salão de Maio, São Paulo, com forte presença estrangeira: Magnelli, Calder, Arne Osek, Bernardo Rudofsky, Carl Holty, Ellen Hodding, Hans Erni, Jean Hélion, Josef Albers e W. Drews. Publicação de número especial da Revista do Salão de Mai
1938
Salão de Maio, São Paulo
1937
Konstruktivisten, Bâle, Suiça
1º Salão de Maio, São Paulo
1935
American Abstract Art, Whitney Museum of New York, EUA
1931
Exposição no Salão de 1931 da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, da obra Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife, causando grande escândalo, Medindo 2 x 15m, a obra foi pintada entre 1926 e 1929, na rua Aprazível, em Santa Tereza, no Rio de Janei
Em exposição no mesmo evento obras de Anita Malfatti, Antonio Gomide, Brecheret, Cícero Dias, Di Cavalcanti, John Graz, Menotti Del Picchia, Regina Gomide e Tarsila do Amaral
1930
The First Representative Collection of Paintings by Brazilian Artists, no Roerich Museum of New York, com Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Guignard, Di Cavalcanti, Ismael Nery e Gomide.
 
Premiações
2000
Recebe o prêmio Trajetória Artística, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, São Paulo
1998
Recebe a comenda Ordem Nacional do Mérito da França do Primeiro Ministro Eduard Balladur, outorgada pelo Presidente da República Francesa, Sr. Jacques Chirac, na sede da UNESCO em Paris
 
Coleções
Centre Georges Pompidou, Paris, França
Museum of Fine Arts, Houston, EUA
Musée André Malraux, Le Havre, França
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madri, Espanha
Fundação Cisneros, Caracas, Venezuela
Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, Argentina
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil
Museu Chácara do Céu, Rio de Janeiro, Brasil
Museu de Arte Moderna de São Paulo, São Paulo, Brasil
Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, São Paulo, Brasil
Museu de Arte Brasileira, FAAP, São Paulo, Brasil
Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil
Palácio do Governo do Estado de São Paulo, Brasil
Arquivo Mário de Andrade, Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Brasil
Museu Lasar Segall, São Paulo, Brasil
Fundação José e Paulina Nemirovsky, São Paulo, Brasil
Metrô de São Paulo, Estação Brigadeiro, São Paulo, Brasil
Museu Oscar Niemeyer, Curitiba, Brasil
Museu de Arte Contemporânea da Bahia, Salvador, Brasil
Museu do Estado de Pernambuco, Recife, Brasil
Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães, Recife, Brasil
Casa da Cultura, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Recife, Brasil
Prefeitura Municipal de Recife, Praça Marco Zero, Recife, Brasil
Palácio do Governo do Estado de Pernambuco, Recife, Brasil
Secretaria de Estado da Fazenda de Pernambuco, Recife, Brasil
Fundação Gilberto Freyre, Recife, Brasil
Fundação Joaquim Nabuco, Recife, Brasil
Coleção Banco ABN AMRO Real, São Paulo, Brasil
Coleção Banco Bozano, Simonsen, Rio de Janeiro, Brasil
Coleção Banco do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Coleção Banco Itaú, São Paulo, Brasil
Coleção Roberto Marinho, Rio de Janeiro, Brasil
Coleção Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro, Brasil
Coleção Luís Antonio Nabuco de Almeida Braga, Rio de Janeiro, Brasil
Coleção Sérgio Fadel, Rio de Janeiro, Brasil
Coleção Eduardo Constantini, Buenos Aires, Argentina
Coleção Claude Picasso, Paris, França
 
Publicações
2011
Eu Vi o Mundo, memórias de Cícero Dias, Editora CosacNaify, São Paulo, Brasil
2001
Publicação do livro Cícero Dias – Uma Vida pela Pintura, com patrocínio Telefonica, edição Simões de Assis, Curitiba, Brasil
Lançamentos do livro Cícero Dias – Uma Vida pela Pintura, com a presença do artista. Palácio do Governo de Pernambuco, Recife, e Embaixada do Brasil na França, Paris
1983
Publicação da obra de Jean-Charles Gateau, Éluard, Picasso et la Peinture. O autor cita Cícero Dias entre os pintores admirados por Picasso
1982
Publicação de La Grande Espérance des Poètes, obra de Lucien Scheller sobre a situação dos intelectuais franceses durante a última guerra. O autor faz referência à participação de Cícero Dias na troca de correspondência entre a resistência francesa
1978
Filme sobre a vida e a obra de Cícero Dias, com texto de Rubem Braga, realizado pela Rede Globo de Televisão, Rio de Janeiro
1976
Filme sobre Cícero Dias realizado por Luiz Miranda Correia, Paris, França
1956
Publicação em Bruxelas da revista Quadrum, com artigo de Léon Degand, L´Abstraction dite géométrique, sobre a pintura de Cícero Dias: “O geometrismo melhor calculado se acompanha em Cícero Dias de um singular frescor cromático”
1954
Publicação do segundo álbum de serigrafias pelas edições Art d´Aujourd´hui, Paris, com obras de Bloc, Bozzolini, Breuil, Cícero Dias, Dewasne, Deyrolle, Dimitresco, Istrati, Jacobsen, Lacasse, Leppien, Marie Raymond, Mortensen, Pillet, Poliakoff e Vas
1952
Publicação Témoignages pour L´Art Abstrait, edições Art d´Aujourd´hui, introdução de Léon Degand
Lançamento do Livro de Michel Tapié Un Art autre, abordando a “abstração lírica”, também chamada de “abstração informal”
1950
Charles Estienne publica, em reação ao abstrato geométrico, o panfleto L´Art Abstrait est-il un Académisme?
1949
Publicação do livro L’Art Abstrait, ses origines, ses premiers maîtres, de Michel Seuphor, Paris, França
Criação da revista Art d’Aujourd’hui, dirigida por André Bloc. No primeiro número, há um artigo de Michel Seuphor dedicado aos Murais, com reproduções de pinturas de Kandinsky, Le Corbusier e Cícero Dias
Herbin publica L´Art non Figuratif, non Objectif, edições Conti, Paris, França
1948
Terceira exposição na cidade de Escada, Pernambuco. O prefácio do catálogo é de Gilberto Freyre, com textos do romance autobiográfico, Jundiá, de Cícero Dias.
1944
Litografias de Cícero Dias ilustram a obra de Camões, Ilha dos Amores, edição Montalvor, Lisboa, Portugal
1933
Editada a obra histórica de Gilberto Freyre, Casa Grande & Senzala, ilustrada por Cícero Dias

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