José Bechara
José Bechara (Rio de Janeiro, RJ – 1957) forma-se como pintor e desloca-se para a intervenção sobre lonas de caminhão usadas e as intervenções com oxidações já no começo da década de 1990. Ali se definiria um campo pictórico novo e bastante fértil. A novidade não diz respeito aos materiais, mas ao modo como se apropria deles e mobiliza funções pictóricas singulares. A atenção aos elementos materiais do mundo, a experiência do tempo e suas formas de inscrição na superfície das coisas, constituíram um modo de operação poética que teve a apropriação como método e a precisão como régua.
Se o trabalho com as lonas foi marcante para o primeiro momento autoral de sua poética, a experimentação com a Casa, iniciada na residência artística de Faxinal do Céu, no começo dos anos 2000, disparou uma nova produção, marcada por um uso mais radical do campo dilatado da pintura, atuando diretamente no espaço. O próximo passo foi a utilização do vidro. Um material frágil, transparente e de difícil manuseio. O ruído contido, que nas lonas vinha da densidade acumulada do material, é introduzido pela soma de elementos heterogêneos que se combinam pelo conflito e não pela fusão harmoniosa. Tudo se agrega em torno do vidro que é o catalisador plástico da instalação.
Uma trajetória de mais três décadas em que caminhos poéticos foram se desdobrando e se deslocando, entre apropriação e construção como princípios produtivos recorrentes. Deslizando entre materialidades e efeitos plásticos distintos, estes princípios apostam na opacidade inerente à alta modernidade, na qual o dizer e o mostrar estão em tensão constante, sem se isolar dos ruídos à sua volta. Principalmente, ele acredita que a expressão artística não deve se reduzir às formas discursivas, ampliando assim nosso repertório semântico e nossas formas de ver e pensar o mundo contemporâneo.
ler mais >
Sem título, 2021
oxidação de emulsões metálicas e acrílica sobre lona usada de caminhão
205 x 272 cm
Mira-Mira (série Criaturas do dia e da noite), 2017
acrílica e emulsão de oxidação ferrosa em lona usada de caminhão
170 x 220 cm